sexta-feira, 11 de junho de 2010

Cantar é Bom!


Este ano celebram-se 30 anos da morte do compositor português Frederico de Freitas (1902-1980). Para além da sua actividade como compositor e director de orquestra, Frederico de Freitas foi ainda um distinto pedagogo, tendo leccionado Canto Coral no Liceu.
Existe um belo livro de canções (partituras e textos) compilado pela sua filha Elvira de Freitas (também compositora) datado de 1974 e intitulado Cantar é Bom. Uma raridade que encontrei por acaso numa feira de alfarrabistas.
Mal abrimos o livro encontramos umas dedicatórias deliciosas:

À minha mãe, que me ensinou a cantar
Elvira

Aos meus bisnetos para que aprendam a cantar
Frederico

As canções são na sua maioria de cariz tradicional, existem arranjos para uma, duas ou mais vozes, e algumas delas incluem acompanhamento de piano. Considero-me uma sortuda por ter encontrado esta relíquia e no próximo sábado o meu Coro Infantil da Academia de Música de Vila Verde irá interpretar algumas destas canções na Escola EB 2,3 de Vila Verde, no âmbito de um concerto de Homenagem a Frederico de Freitas. Esperemos que reeditem este livro!

1 comentário:

  1. Boa tarde. Quero dar-vos os parabéns por este blog. Gostaria de vos sugerir a divulgação deste vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=8s54ao1tKmU
    Muito obrigado.
    Eduardo Pereira

    ResponderEliminar